segunda-feira, 7 de julho de 2014

Organização sindical paranaense é referência para argentinos

Uma delegação composta por diretores do Sindicato Obrero de Maestranza (SOM) e mais representantes de sindicatos  laborais de São Paulo, Rio de Janeiro, Ponta Grossa e Minas Gerais estiveram em Curitiba nos dias 21 e 22/05 para conhecer a organização do setor de asseio e conservação do Paraná. O intercâmbio foi promovido pela Fenascon – Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação, em parceria com o Siemaco – Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba.
A comitiva argentina foi recebida pelo cônsul da República Argentina, Héctor Gustavo Vivacqua e pelo presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná – SEAC, Adonai Aires de Arruda. Nas palavras do diplomata Héctor, as ações de integração, cooperação e respeito entre Brasil e Argentina fazem com que os dois países mais do que parceiros, sejam irmãos.

O setor de asseio e conservação paranaense, emprega mais de 50 mil trabalhadores e é referência na união entre patrões e empregados em prol do crescimento do segmento. Um dos resultados dessa parceria foi a construção do maior centro educacional de uma categoria do mundo, que foi local de visita dos sindicalistas. A escola profissionalizante da Facop – Fundação do Asseio e Conservação do Paraná, em Almirante Tamandaré, possui mais de 5 mil metros quadrados e já qualificou gratuitamente mais de 20 mil trabalhadores. Adonai, que também é presidente da Facop explicou que além dos cursos presenciais a Fundação promove qualificação via internet em português, inglês, italiano e em breve haverá tradução também para o espanhol.

 “Esses e outros exemplos estão atraindo cada vez mais representantes de sindicatos de trabalhadores que fazem intercâmbio para trocar experiências e levar para seus locais de origem as experiências paranaenses”, afirmou Amélia Rodrigues, diretora do Siemaco Curitiba.

A delegação também esteve reunida com a vice-prefeita de Curitiba e Secretária do Trabalho, Mirian Gonçalves, que destacou a importância do movimento sindical para as conquistas sociais e elogiou a iniciativa do encontro internacional das instituições. Ao final da visita a vice-prefeita da cidade posou para foto com a camiseta do Siemaco em comemoração à Copa do Mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário